segunda-feira, 14 de julho de 2008

Uma laranja e meia

Cheguei a uma conclusão: Para as mães, a matemática nunca é exata. Na escola aprendi que, se temos duas laranjas para dividir entre duas pessoas, logo, cada pessoa tem direito a uma laranja, certo? Errado. Para as mães, essa conta é diferente. Se ela tem duas laranjas para dividir entre mãe e filha, logo, a filha tem direito a uma laranja e meia e a mãe, a meia laranja.

Explico: Ontem, domingo, às 21 horas, eu estava na cozinha fazendo uma cobertura para meu Bolo Denso de Chocolate (hummmmm!!!), quando minha mãe entra e começa a descascar uma laranja. Engraçado que as frutas estão lá, na cestinha, todos os dias, e eu nem passo perto. Mas basta ver alguém descascando uma e já me dá uma vontade enorme.

- Mãe, descasca uma pra mim também?
- Toma, fica com essa. Eu descasco outra pra mim.

Nisso, as duas paradas na pia cheia de chocolate, comendo uma laranja...docinha, daquelas que parecem mel.

- Filha, quer essa metade também?
- Não, mãe, pode comer. Obrigada.
- Tem certeza? É porque essas eram as últimas. Não tem mais laranjas na cestinha.
- Certeza sim, pode comer.

Essa, sem dúvidas, é a declaração de amor mais verdadeira do mundo. O amor calado entre mãe e filha. Ana? Aninha? também guardo uma laranja e meia pra você, apesar de, muitas vezes, não saber te oferecer.

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso tem explicação e, sendo pai, afirmo com propriedade: satisfaz mais ver o filhote se fartando de comer do que ter o prato predileto só pra você! Ontem mesmo a pequena bagunçou minha salada para roubar todas as azeitonas do meu prato. Mas, se um dia ela escrever um texto assim, suspeito que as azeitonas furtadas assumirão um gosto estranhamente doce!

poesia potiguar disse...

Ai que saudade doída me deu de vocês duas agora. São onze e quarenta da noite e fiquei aqui com os olhos cheios d'água... O coração apertado e uma vontade enorme de laranjas.

Minha sweet Joaninha...
Saudade até da sua cozinha... Manda um beijo pra Aninha
(e pega outro pra você porque na cesta tem mais...)

beijos, beijos, beijos

Muwaji disse...

Olá hoje estou a favor de uma causa, e como você é mãe vai entender muito bem o que essas mulheres passam, se você puder, dá uma visitinha neste blog: http://eusouafavordavida.blogspot.com/
Brigadão e bjos

Marina Telecki disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilma Raquel disse...

Joana,
sou amiga da Ana Elisa e adoro o blog de voc�s. M�e de duas crian�as, poucas vezes vi descrita, com tanta propriedade, a doa�o espont�nea e prazerosa que � ser m�e. E sabe? A gente s� entende plenamente a m�e da gente quando tem filhos. Beijos.

Anônimo disse...

Lá em casa a conta é diferente:
2 laranjas pra quem chega primeiro, normalmente eu.

Agora, se for figo ou caquí eu passo.

Um cheiro, meninas!!!

Benja