segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aquela cantiga


Ando com muita saudade de Cordisburgo. Saudade de me aproximar daquela casinha azul e branca, ouvir o barulho do trem conversando com os trilhos, os pássaros cantando. Ver as crianças correndo pela rua, o casal lavando a vitrine da loja. Avistar o Brasinha lá de longe, com seu chapéu, e correr para um abraço. Os olhos azuis do Brasinha me acalmam. Sorrir para a Arlete, procurar a d. Antonieta, voltar ao jardim infinito da Calina. Comer o p.f do Gordo e adorar ficar a tarde toda no Gordo, observando a família trabalhando. Tomar banho de chuva. Caminhar até a igrejinha mais graciosa que já se viu e aceitar o café da d. Didi. Sentar atrás da igreja e escrever uma poesia. E então, como se o nó na garganta virasse de repente laço bonito enfeitando o cabelo, aplaudir, gostando sinceramente de tudo. As horas correndo devagar, porque o sertão é sem lugar. Comprar um colar de flor na loja da Sandra, mesmo sabendo que não vou conseguir usar de novo. Ouvir os miguilins contando histórias, claro, e lembrar como são bonitos os começos. Levar a goiabada da d. Xêra para minha avó e furtar um robusto pedaço de figo cristalizado. Cumprimentar o Juca Bananeira e cantar junto com o Sôroco a cantiga que ninguém entendia (mas todo mundo acompanhou com vozes tão altas!). E quando o ônibus se afastar da placa anunciando que acabou o dia, abrir os olhos sem medo do silêncio da próxima estação. "O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais."

11 comentários:

Ana Elisa Faria disse...

Só me deu mais vontade de conhecer a tera de João Guimarães Rosa. Ainda vou.

Mariana R. disse...

Lindo!

Neide Rigo disse...

Que lindo, Nana! Também fiquei com vontade de voltar.
Viu nós lá na Saveur? Obrigada, viu?
beijos,n

Unknown disse...

Oi Meninas, eh o Ricky, lembram de mim?? Passei por aqui pra dizer algumas coisinhas:

Morro de saudades de vcs, e amei passear pelo blog, ta lindo, parabens!!

Nana, uma viagem inesquecivel da minha vida foi te acompanhar a Cidade do Coracao (desculpem a falta de acentuacao, mas aqui na India, nao tem dessas coisas), nunca vou esquecer aquela cidade, aquela energia, obrigado!! Quando leio seus textos me sinto la, com vc, foi eterno!!

Je,Aninha e Jo, queria desejar um ano incrivel pra vcs, tres mulhers especiais que tive a honra de conviver!!

Beijos, beijos e mais beijos com abraco de urso,

Ricky.

Anônimo disse...

Ai, ai que visita boa!!!! Ricky, Ricky...que seu 2009 seja incrível, cheio de coisas lindas...
Passe sempre por aqui, viu? uma forma de sabermos das terras das índias e de vc!!!!
Boa sorte por aí, moço!
beijinhos

Ana Elisa Faria disse...

ei, Ricky!!
Que bom te ver por aqui! Seja bem-vindo sempre, querido.

Saudade.

beijocas!

A Jéssica disse...

Rick!!
Não acredito! Até eu, a mais sumida da hist. desse blog, revolvi aparecer! Só p/ dizer que morro de saudade e torço mto por vc, viu!? Espero tb que seu ano seja maravilhoso, cheio de conquistas e surpresas!
Bjão!

Unknown disse...

Meninas, esse comentario que eu deixei no blog de vcs foi o primeiro da minha vida... a Nana sabe que nao sou tao sofisticado assim...

Mas quando a Nana me falou que vcs tinham comentado o meu recadinho (alias nem sabia que podia fazer isso), voltei aqui so pra dar uma olhadinha e sem brincadeira, meus olhos encheram de lagrimas de saudades de vcs, da gente juntos, e dos nossos varios momentos incriveis...como nos velhos tempos... Ai tive que deixar esse segundo da vida em um so dia, olha que progresso!!!

Obrigado pelas lindas palavras, pelo carinho de vcs comigo e pelo jeitinho especial como vcs lembram de mim e eu de cada uma de vcs...

Muita, muita saudades e muitos e muitos bjos,

Ricky.

PS: Esse post (eh assim que fala?) vale oficialmente um convite pra India pra vcs tres!! Nao pago passagem, mas dou acomodacao, comida e roupa lavada aqui em Delhi!! Seria com certeza um dos melhores presentes que eu poderia ganhar em 2009, se uma de vcs ou as tres me visitassem!! Prometo que tiro ate ferias pra acompanha-las pelo pais!!

poesia potiguar disse...

Hey, Nana!!

Você bem sabe a força que tem um texto, não é?? Pois então... Esses que você escreve sobre a terra do João são positivamente avassaldores e teem o dom de nos transportar até lá. Mas, olha, eu ainda vou de verdade para Cordisburgo. E não vai demorar. Mas, enquanto não acontece, obrigada pela viagem encantada via são suas palavras.

beijo,

gói

nana tucci disse...

Obrigada, Gói, querida! Fico feliz que o texto tenha te levado um instantinho para lá. Mas marque, vá mesmo (e me avise, quem sabe não animamos as meninas e organizamos uma comitiva?). Beijoca

Anônimo disse...

que lindo que lindo que lindo... primeiro que lindo ver o rick passar por aqui... isso é lindo. fiquei emocionada de ver essa 'movimento' todo, mesmo de longe. outra, essas palavras da nana... ai ai... só me inspiram, me fazem mais calma, me lembram da vida. e de cords... ai cords... que lugar (ou não lugar) mágico. Que delícia... era tudo que eu precisava agora.